- Não permita Deus que eu morra,
- Sem que eu volte para lá;
- Sem que eu desfrute os primores
- Que não encontro por cá;
- Sem qu'inda aviste as palmeiras,
- Onde canta o Sabiá.
Obs.:Trata-se de um dos poemas mais conhecidos da literatura brasileira. Foi escrito em 1843, em Coimbra, onde Gonçalves Dias fazia seus estudos universitários. O poeta vivia uma situação de exílio, porém voluntário, e não político.
1. Qual das estrofes da canção é lembrada no Hino Nacional Brasileiro por uma citação parcial?
A segunda estrofe da canção.
2. A distância e a saudade provocam a distorção da imagem da terra natal, cuja natureza é minuciosamente comparada com a da terra do exílio.
a) A oposição e a distância são marcadas por dois advérbios repetidos ao longo do poema. quais são eles e o que cada um representa?
O advérbio "cá" representa a terra do exílio ( Portugal ), e o advérbio "lá" representa a terra natal ( o Brasil ).
b) Entre os diversos elementos da natureza, dois se destacam e se tornam símbolos da pátria distante. Quais são eles?
São eles: o sabiá e a palmeira.
3. Os críticos literários atribuem a extraordinária beleza da canção à simplicidade dos recursos expressivos utilizados. Analisemos alguns deles:
a) Métrica: versos redondilhos, que dão ao poema um ritmo bem marcado e de gosto popular. Transcreva os dois primeiros versos e faça a escansão.
Mi / nha / ter / ra / tem / pal / mei / ras
On / de / can / ta o / Sa / bi / á
b) Rimas: alternância de versos rimados ( pares ) com versos brancos ( ímpares ). Quais são as três palavras que se repetem em posição de rima, ao longo de quase todo o poema?
Sabiá, cá e lá.
c) Paralelismo: um terço da canção compõe-se de versos repetidos. Dois desses versos funcionam como refrão. Quais são eles?
" Minha terra tem palmeiras / Onde canta o Sabiá"
4. O nacionalismo, traduzido na expressão intensa da saudade da terra natal ( emocionalismo ) e na exaltação da natureza tropical ( cor local ), é a principal característica romântica do poema. Podemos ainda apontar um outro tema característico do Romantismo em dois versos que se repetem uma vez ao longo do poema. Localize e comente esses versos.
Os versos são: " Em cismar, sozinho, à noite, / Mais prazer encontro eu lá". Trata-se do pessimismo e do escapismo românticos, traduzidos no gosto pelo ambiente noturno, no prazer do devaneio, no culto da imaginação e do sonho.
FONTE:
Novas palavras: língua portuguesa: ensino médio / Emília Amaral ... [et al]. --- 2. ed. renov. ---
São Paulo: FTD, 2005. --- (Coleção novas palavras)
Link: https://www.gramaticaparaconcursos.com/2014/03/pronomes-demonstrativos.html
ResponderExcluirNa explicação de pronomes demonstrativos em um texto (coesão referencial), no contexto exofórico (referenciação dêixis - dêiticos, há 3 elementos destacados em negrito:
São termos que apontam para o que está fora do texto:
minha terra - idem
aqui - Coimbra (Portugal)
lá - Maranhão (Brasil)