terça-feira, 23 de junho de 2020

A POESIA ROMÂNTICA (RESUMO E ATIVIDADE)


                                  

                                

As origens do Romantismo estão ligadas às transformações econômicas econômicas,políticas, sociais e ideológicas, ocorridas ao longo do século XVIII, que levaram a burguesia ao poder. Refletindo os ideais do liberalismo, a nova escola recusa a imitação dos modelos clássicos e ploclama a liberdade de criação. O individualismo burguês exprime-se, nas artes e na literatura, pelo subjetivismo e pelo emocionalismo exacerbados.

No Brasil, o Romantismo iniciou-se na segunda década após a independência e vigorou até as vésperas da República. Sua história está intimamente ligada às transformações políticas e sociais desse período.

A evolução da poesia romântica foi marcada pela sucessão de três gerações de poetas.

·         Primeira geração: dedicada aos temas nacionalistas – indianismo, cor local. Principal autor: Gonçalves Dias.

·         Segunda geração: por causa dos excessos do subjetivismo e do emocionalismo, é chamada de geração ultrarromântica. O pessimismo, o escapismo, o culto da morte seriam os sintomas do “mal do século” (doença do século), expressão comumente utilizada para descrever as características dessa geração. Principais autores: Junqueira Freire, Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo.

·         Terceira geração: seu principal tema é a liberdade. Engajada na discussão de ideias sociais e políticas, participou intensamente das grandes campanhas de sua época, a republicana e a abolicionista. Em razão do tom exaltado e retórico que utiliza, é chamada de “geração condoreira” – o condor (ave de porte avantajado) simboliza o alto voo da imaginação a serviço da liberdade. Principal autor: Castro Alves.

 

                                             ATIVIDADE REMOTA

Canção do exílio

Minha terra tem palmeiras, 
Onde canta o Sabiá; 
As aves, que aqui gorjeiam,              aqui (Portugal – lugar do exílio)
Não gorjeiam como lá.                      lá  (Brasil – terra natal)

Nosso céu tem mais estrelas, 
Nossas várzeas têm mais flores, 
Nossos bosques têm mais vida, 
Nossa vida mais amores.

Em  cismar, sozinho, à noite, 
Mais prazer eu encontro lá; 
Minha terra tem palmeiras, 
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores, 
Que tais não encontro eu cá;                                 cá (Portugal)
Em cismar sozinho, à noite
Mais prazer eu encontro lá;                                   lá (Brasil)
Minha terra tem palmeiras, 
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra, 
Sem que eu volte para lá; 
Sem que disfrute os primores 
Que não encontro por cá; 
Sem qu'inda aviste as palmeiras, 
Onde canta o Sabiá.

                                 Gonçalves Dias

                         ATIVIDADE

 

1. Gonçalves Dias consolidou o romantismo no Brasil. Sua “Canção do exílio” pode ser considerada tipicamente romântica porque

a) apoia-se nos cânones formais da poesia clássica greco-romana; emprega figuras de ornamento, até com certo exagero; evidencia a musicalidade do verso pelo uso de aliterações.

b) exalta terra natal; é nostálgica e saudosista; o tema é tratado de modo sentimental, emotivo.

c) utiliza-se do verso livre, como ideal de liberdade criativa; sua linguagem é hermética, erudita; glorifica o canto dos pássaros e a vida selvagem.

d) poesia e música se confundem, como artifício simbólico; a natureza e o tema bucólico são tratados com objetividade; usa com parcimônia as formas pronominais de primeira pessoa.

e) refere-se à vida com descrença e tristeza; expõe o tema na ordem sucessiva, cronológica; utiliza-se do exílio como o meio adequado de referir-se à evasão da realidade.

 

2.  No poema, o eu lírico compara a terra natal com a terra onde está exilado. Que elementos são utilizados nessa comparação?

a) sociais         b) naturais            c) econômicos            d) políticos              e) racionais

 

3. São características da Primeira geração do Romantismo brasileiro, EXCETO:

a) Exaltação da natureza e da liberdade.

b) Indianismo.

c) Nacionalismo ufanista.

d) Brasileirismo (linguagem).

e) Egocentrismo e individualismo.

4. Leia o texto de Álvares de Azevedo, poeta da Segunda geração romântica brasileira.

Soneto

Já da morte o palor me cobre o rosto,
Nos lábios meus o alento desfalece,
Surda agonia o coração fenece,
E devora meu ser mortal desgosto!

Do leito embalde no macio encosto
Tento o sono reter!... já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece...
Eis o estado em que a mágoa me tem posto!

O adeus, o teu adeus, minha saudade,
Fazem que insano do viver me prive
E tenha os olhos meus na escuridade.

Dá-me a esperança com que o ser mantive!
Volve ao amante os olhos por piedade,
Olhos por quem viveu quem já não vive!

                           AZEVEDO, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000.

O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é

A) a angústia alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte.

B) a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda.

C) o descontrole das emoções provocado pela autopiedade.

D) o desejo de morrer como alívio para a desilusão amorosa.

E) o gosto pela escuridão como solução para o sofrimento.

 

5. São características da Segunda geração do Romantismo brasileiro, EXCETO:

a) tédio, melancolia

b) desejo da morte

c) pessimismo

d) indianismo

e) exagero do emocionalismo

6. A terceira geração do romantismo possui características marcantes que se relacionam com o momento histórico, político e social. Assinale a alternativa que melhor descreve essa fase da literatura brasileira:

a) (   ) é conhecida também com byroniana ou ultrarromântica por possuir uma visão pessimista e decadente da vida e da sociedade. Possui como características o sofrimento amoroso, a valorização da morte, a tristeza, a melancolia e o misticismo.

b) ( X ) é conhecida também como condoreira. Possui como marca poética a denúncia das desigualdades sociais e a defesa da liberdade.

c) (   ) é conhecida também como nacionalista ou indianista. O foco poético está na natureza tropical, no patriotismo, nos eventos históricos e no indígena brasileiro.

 

7. Leia um trecho do poema de Castro Alves “O Navio Negreiro”, poeta da terceira geração do romantismo, e julgue as alternativas em verdadeiras ou falsas:

O navio negreiro

V

Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!
Se é loucura... se é verdade
Tanto horror perante os céus?!
Ó mar, por que não apagas
Co'a esponja de tuas vagas
De teu manto este borrão?...
Astros! noites! tempestades!
Rolai das imensidades!
Varrei os mares, tufão!

 

Quem são estes desgraçados
Que não encontram em vós

Mais que o rir calmo da turba
Que excita a fúria do algoz?
Quem são? Se a estrela se cala,
Se a vaga à pressa resvala
Como um cúmplice fugaz,
Perante a noite confusa...
Dize-o tu, severa Musa,
Musa libérrima, audaz!...

 

São os filhos do deserto,
Onde a terra esposa a luz.

Onde vive em campo aberto
A tribo dos homens nus...
São os guerreiros ousados
Que com os tigres mosqueados
Combatem na solidão.
Ontem simples, fortes, bravos.
Hoje míseros escravos,
Sem luz, sem ar, sem razão. . .

 

São mulheres desgraçadas,
Como Agar o foi também.

Que sedentas, alquebradas,
De longe... bem longe vêm...
Trazendo com tíbios passos,
Filhos e algemas nos braços,
N'alma — lágrimas e fel...
Como Agar sofrendo tanto,
Que nem o leite de pranto

Têm que dar para Ismael.
(...)

a) (  V  ) O eu lírico expressa um sentimento de revolta à escravidão e ao tráfico de seres humanos.

b) ( F   ) Há uma crítica ao comportamento submisso dos escravos.

c) ( V   ) Castro Alves foi um poeta que se destacou por meio da denúncia social, expressa em seus poemas.

d) (  F  ) O poema épico “O Navio Negreiro” é marcado pelo pessimismo, a revolta e o valor da morte, algumas características da terceira geração do Romantismo.

e) (   F  ) o sentimento nacionalista está presente no poema ao apresentar uma idealização do Brasil por alguém que está exilado.

 

8. (Unifesp-SP) Texto para as questões 8 e 9.

 

 Ontem a Serra Leoa,

A guerra, a caça ao leão,

O sono dormido à toa

Sob as tendas d’amplidão!

Hoje... o porão negro, fundo,

Infecto, apertado, imundo,

Tendo a peste por jaguar...

E o sono sempre cortado

Pelo arranco de um finado,

E o baque de um corpo ao mar...

 

Ontem plena liberdade,

A vontade por poder...

Hoje... cúm’lo de maldade,

Nem são livres p’ra morrer...

Prende-os a mesma corrente

– Férrea, lúgubre serpente –

Nas roscas da escravidão.

E assim roubados à morte,

Dança a lúgubre coorte

Ao som do açoite... Irrisão!...

(Castro Alves. Fragmento de O navio negreiro – tragédia no mar.)

 

Considere as seguintes afirmações.
 
I. O texto é um exemplo de poesia carregada de dramaticidade, própria de um poeta-condor, que mostra conhecer bem as lições do “mestre” Victor Hugo.


II. Trata-se de um poema típico da terceira fase romântica, voltado para auditórios numerosos, em que se destacam a preocupação social e o tom hiperbólico.


III. É possível reconhecer nesse fragmento de um longo poema de teor abolicionista o gosto romântico por uma poesia de recursos sonoros.
 
Está CORRETO o que se afirma em:

a) I, apenas.

b) II, apenas

c) III, apenas

d) I e II, apenas

e) I, II e III.

 

9. (Unifesp-SP) Marque a opção CORRETA:

 a) o poeta se vale do recurso do paralelismo de construção apenas na antepenúltima estrofe.

 b) o eu poemático aborda o problema da escravidão segundo um jogo de intensas oposições.

c) os animais evocados - leão, jaguar e serpente - têm, respectivamente, sentidos denotativo, denotativo e metafórico.

 d) o tom geral assumido pelo poeta revela um misto de emoção, vigor e resignação diante da escravidão.

e) os versos são constituídos alternadamente por sete e oito sílabas poéticas.

10. (FEI) Numere a coluna da esquerda, de acordo com a coluna da direita, tendo em vista a poesia romântica brasileira:

1. primeira geração
2. segunda geração
3. terceira geração

(  3 ) abolicionismo
(  3 ) condoreirismo
( 2  ) autocomiseração exacerbada
( 2  ) obsessão pela morte
( 1  ) indianismo
( 1  ) nacionalismo

 

Agora, escolha a alternativa que apresenta a sequência correta dos numerais:

a) 2 - 3 - 2 - 1 - 2 - 1.
b) 1 - 3 - 2 - 1 - 2 - 3.
c) 3 - 2 - 2 - 1- 2 - 2.
d) 2 - 1 - 2 - 2 - 1 - 1.
e) 3 - 3 - 2 - 2 - 1 - 1.

 

11. (UCP – PR) O desejo de morrer e a sentimentalidade doentia são características da poesia do autor de Lira dos vinte anos. Trata-se de:

a) Gonçalves Dias.
b) Castro Alves.
c) Gonçalves de Magalhães.
d) Casimiro de Abreu.
e) Álvares de Azevedo.

 

12. (PUC – PR) Assinale a alternativa CORRETA:

A poesia brasileira do Romantismo do século XIX pode ser dividida em:

a) três fases: a poesia da natureza e indianista, a poesia individualista e subjetiva, e a poesia liberal e social.
b) duas fases: a histórica e indianista, e a fase subjetiva e individualista.
c) três fases: a subjetiva, a nacionalista e a experimental.
d) quatro fases: a histórica, a de crítica nacionalista, a experimental e a subjetiva.
e) duas fases: a amorosa e sentimental e a fase nacionalista.

 

                        BONS ESTUDOS!

  

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