segunda-feira, 1 de junho de 2020

VANGUARDAS EUROPEIAS (RESUMO E EXERCÍCIOS)


 

(Resumo) - Vanguardas Europeias

As Vanguardas Europeias representam um conjunto de movimentos artísticos-culturais que ocorreram em diversos locais da Europa a partir do início do século XX.

As vanguardas artísticas europeias que se destacaram foram: Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo.

Juntos, esses movimentos influenciaram a arte moderna mundial desde pintura, escultura, arquitetura, literatura, cinema, teatro música, etc.

As vanguardas artísticas ultrapassaram o limite até então encontrado nas artes, propondo assim, novas formas de atuação estética ao questionar os padrões impostos.

No Brasil, elas influenciaram diretamente o movimento modernista, que teve início com a Semana de Arte Moderna de 1922.

A palavra vanguarda, do francês “avant-garde” significa a “guarda avançada”, o que pressupõe, nesse contexto, um movimento pioneiro das artes.

Vanguardas Artísticas Europeias: Resumo

1. Expressionismo

 

Surgido em Dresden, na Alemanha, em 1905, o expressionismo foi um movimento artístico que teve origem com o grupo Die Brücke - que em português significa "A ponte".

Ernst Kirchner, Erich Heckel e Karl Schidt-Rottluff foram os artistas que se uniram para criar esse coletivo calcado na expressão dos sentimentos e emoções.

Possuía um caráter deveras subjetivo, irracional, pessimista e trágico, justamente por enfatizar as mazelas e os problemas do ser humano.

Esse estilo de arte vem como uma oposição a outro movimento anterior, o impressionismo.

O artista norueguês Edvard Munch pode ser considerado a grande inspiração do Die Brücke e precursor do expressionismo. Sua obra mais importante é O Grito (1893), uma das mais emblemáticas do pintor.

 

Além dele, merece destaque o artista Van Gogh, que também influenciou profundamente o movimento.

                              

                                                              O Grito, de Edvard Munch

 

 2. Cubismo

 

O cubismo foi um movimento artístico pautado na geometrização das formas e no abstracionismo.

Foi iniciado em 1907 pelo pintor espanhol Pablo Picasso, com a tela "Les Demoiselles d'Avignon" (As damas d'Avignon).

Outros representantes do movimento foram: Georges Braque, Juan Gris e Fernand Léger.

Essa corrente artística teve como inspiração o trabalho do artista Cézanne e ramificou-se em duas vertentes: o cubismo analítico e cubismo sintético.

Na primeira, as formas e figuras foram tão desconstruídas e fragmentadas que tornaram-se irreconhecíveis. No sintético, os artistas voltaram à representação figurativa, mas não a uma abordagem realista dos temas.

No Brasil, o movimento cubista influenciou alguns artistas, como Tarsila do Amaral.

 

                         

              "Les Demoiselles d'Avignon" (As damas d'Avignon), Pablo Picasso

 

3. Futurismo

 

O movimento futurista foi encabeçado pelo poeta italiano Filippo Marinetti no dia 20 de fevereiro de 1909. E no ano seguinte, diversos artistas lançam um Manifesto Futurista relacionado diretamente com a pintura.

Suas principais características eram a exaltação da tecnologia, das máquinas, da velocidade e do progresso. Um dos expoentes da pintura futurista foi o artista italiano Giacomo Balla. Outros representantes são: Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Luigi Russolo e Gino Severini.

No Brasil, os ideais da Semana de Arte Moderna, que inauguraram o movimento modernista no país, sofreram grande influência do futurismo. Isso porque a rejeição ao passado, bem como o culto do futuro, propulsionaram as ideias modernistas.

 

                             

                           'Velocidade de automóvel' (1913), de Giacomo Balla.

 

4. Dadaísmo

 

O dadaísmo foi um movimento ilógico encabeçado por Tristan Tzara em 1916, que mais tarde ficou conhecido como o propulsor dos ideais surrealistas.

Além dele, outros líderes do movimento foram: o poeta alemão Hugo Ball e o pintor, escultor e poeta franco-alemão Hans Arp.

As principais características do dadaísmo são: a espontaneidade da arte pautada na liberdade de expressão, no absurdo e irracionalidade.

Sem dúvida, o pintor e escultor francês Marcel Duchamp foi uma das figuras mais emblemáticas do movimento dadaísta com seus objetos prontos (ready-made) que se afastam de sua função original. A Fonte é uma das obras mais representativas desse momento.

 

 

Roda de bicicleta, Marcel Duchamp                         A Fonte, Marcel Duchamp

 

5. Surrealismo

 

O surrealismo, liderado pelo artista André Breton, despontou em Paris em 1924.

Pautado no subconsciente, esse movimento era caracterizado por uma arte impulsiva, fantástica e onírica.

Alguns artistas que merecem destaque são Giorgio de Chirico, Max Ernst, Joan Miró, René Magritte e Salvador Dalí.

A literatura e as artes plásticas brasileiras sofreram grande influência dessa vanguarda. Merecem destaque: o escritor Oswald de Andrade e os artistas plásticos Tarsila do Amaral, Ismael Nery e Cícero Dias.

    

                       A persistência da memória, de Salvador Dalí.

 

SEMANA DA ARTE MODERNA

A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922.

O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras - pintura e escultura - e palestras.

Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias.

Juntos, eles visavam uma renovação social e artística no país e que foi deflagrada pela "Semana de 22".

O evento chocou grande parte da população e trouxe à tona uma nova visão sobre os processos artísticos, bem como a apresentação de uma arte “mais brasileira”.

Houve um rompimento com a arte acadêmica, inaugurando assim, uma revolução estética e o Movimento Modernista no Brasil.

Mário de Andrade foi uma das figuras centrais e principal articulador da Semana de Arte Moderna de 22. Ele esteve ao lado de outros organizadores: o escritor Oswald de Andrade e o artista plástico Di Cavalcanti.

 

Características da Semana de Arte Moderna

Uma vez que o intuito principal desses artistas era chocar o público e trazer à tona outras maneiras de sentir, ver e fruir a arte, as características desse momento foram:

  • Ausência de formalismo;
  • Ruptura com academicismo e tradicionalismo;
  • Crítica ao modelo parnasiano;
  • Influência das vanguardas artísticas europeias (futurismo, cubismo, dadaísmo, surrealismo, expressionismo);
  • Valorização da identidade e cultura brasileira;
  • Fusão de influências externas aos elementos brasileiros;
  • Experimentações estéticas;
  • Liberdade de expressão;
  • Aproximação da linguagem oral, com utilização da linguagem coloquial e vulgar;
  • Temáticas nacionalistas e cotidianas.

 

                                                                 ATIVIDADE

 

1- Assinale a opção em que todos os movimentos artísticos listados, façam parte da Vanguarda Europeia.

(   ) a) Simbolismo, Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo e Realismo.
(   ) b) Realismo, Cubismo, Simbolismo, Impressionismo e Futurismo.
(   ) c) Surrealismo, Cubismo, Naturalismo, Expressionismo e Futurismo..
(   ) d) Surrealismo, Romantismo, Realismo, Expressionismo e Futurismo.  

(   ) e) Surrealismo, Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo e Futurismo. 

 

 

2) A técnica do ready-mady consiste em extrair um objeto do seu uso cotidiano e, sem nenhuma ou com pequenas alterações, atribuir-lhe um valor. A obra abaixo “Urinol de porcelana”, de Duchamp, pertence ao movimento de vanguarda:

 

 

A)     Dadaísmo

B)     Expressionismo

C)     Cubismo

D)     Surrealismo

E)      Futurismo

 

3) Centrando-se, assim, no moderno, [...] faziam apologia da velocidade, da máquina, do automóvel (“um automóvel é mais belo que a Vitória de Samotrácia”, dizia Marinetti no seu primeiro manifesto), da agressividade, do esporte, da guerra, do patriotismo, do militarismo, das fábricas, das estações ferroviárias, das multidões, das locomotivas, dos aviões, enfim, de tudo quanto exprimisse o moderno nas suas formas avançadas e imprevistas.

(Massaud Moisés, Dicionário de Termos Literários, Cultrix, p.234)

 O texto acima define um dos primeiros “ismos” das vanguardas artísticas europeias que sacudiram o século XX. Trata-se do:

a)     A)   Dadaísmo

b)     B)    Expressionismo

c)    C)  Futurismo

d)     D)    Surrealismo

e)     E)    Cubismo

4) Leia o texto, observe a imagem e assinale a opção CORRETA:

 Um sonho

Eu tive um sonho esta noite que não quero esquecer,

por isso o escrevo tal qual se deu:

era que me arrumava para uma festa onde eu ia falar.

O meu cabelo limpo refletia vermelhos,

o meu vestido era num tom de azul, cheio de panos, lindo,

o meu corpo era jovem, as minhas pernas gostavam

do contato da seda. Falava-se, ria-se, preparava-se.

Todo movimento era de espera e aguardos, sendo

que depois de vestida, vesti por cima um casaco

e colhi do próprio sonho, pois de parte alguma

eu a vira brotar, uma sempre-viva amarela,

que me encantou por seu miolo azul, um azul

de céu limpo sem as reverberações, de um azul

sem o ‘z’, que o ‘z’ nesta palavra tisna.

Não digo azul, digo bleu, a ideia exata

de sua seca maciez. Pus a flor no casaco

que só para isto existiu, assim como o sonho inteiro.

Eu sonhei uma cor.

Agora, sei. 

 PRADO, Adélia. Bagagem. 26. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007. p. 75.



 

O poema de Adélia Prado é modernista, ao passo que a pintura de Salvador Dalí é:

a)       A)   Dadaísmo

b)       B)  Expressionismo

c)        C) Futurismo

d)       D)   Surrealismo

e)        E) Cubismo

5) O quadro Les Demoiselles D’Avignon, do pintor espanhol Pablo Picasso, é uma peça representativa de um Movimento de Vanguarda do século XIX, que retratava o espaço por diversos ângulos ao mesmo tempo, minimizando a necessidade de haver fidelidade com a realidade, bem como o poema do francês Guillaume Apollinaire, cujas palavras dispostas de forma simultânea, visam à retratação de uma imagem. A vanguarda de que falamos é o: _______________________________.

                                            

6.  Responda:

a) O que foi a Semana de arte moderna? Quando e onde aconteceu?

­­­­­­­­­­­­______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b) Escreva sete (7) características da Semana de arte moderna.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7. O Modernismo Brasileiro, através de seus autores mais representativos na Semana de Arte Moderna, propôs:

a) o apego às normas clássicas oriundas do neoclassicismo mineiro

b) a ruptura com as vanguardas europeias, tais como o futurismo e o dadaísmo

c) uma literatura que investisse na idealização da figura indígena como ancestral do brasileiro

d) a focalização do mundo numa perspectiva apenas psicanalítica

e) a literatura como espaço privilegiado para a expressão dos falares brasileiros

8. A Semana de Arte Moderna (1922), expressão de um movimento cultural que atingiu todas as nossas manifestações artísticas, surgiu de uma rejeição ao chamado colonialismo mental, pregava uma maior fidelidade à realidade brasileira e valorizava sobretudo o regionalismo. Com isto pode-se dizer que:

a) romance regional assumiu características de exaltação, retratando os aspectos românticos da vida sertaneja

b) a escultura e a pintura tiveram seu apogeu com a valorização dos modelos clássicos

c) movimento redescobriu o Brasil, revitalizando os temas nacionais e reinterpretando nossa realidade

d) os modelos arquitetônicos do período buscaram sua inspiração na tradição do barroco português

e) a preocupação dominante dos autores foi com o retratar os males da colonização

Observe a tela e leia o texto para responder as questões de 9 a 12.

   



Abaporu é uma clássica pintura do modernismo brasileiro, da artista Tarsila do Amaral. Considerada uma obra-prima da autora, a tela foi pintada a óleo em 1928 para ser oferecida ao seu então marido, o escritor Oswald de Andrade.

No quadro vemos a valorização do trabalho braçal (observe o pé e a mão enormes) e a desvalorização do trabalho mental (repare na cabeça minúscula).

O nome da obra é de origem tupi-guarani e significa "homem que come gente" (canibal ou antropófago). O título da tela é resultado de uma junção dos termos aba (homem), pora (gente) e ú (comer).

A tela foi pintada por Tarsila em janeiro de 1928 e oferecida ao seu marido, o escritor Oswald de Andrade, como um presente de aniversário.

Quando Oswald recebeu a tela ficou imediatamente encantado e disse que aquele era o melhor quadro que Tarsila já havia pintado. Os elementos que constam na tela, especialmente a inusitada figura ao centro, despertaram em Oswald a ideia da criação do Movimento Antropofágico.

O Movimento consistia na deglutição da cultura estrangeira, incorporando-a na realidade brasileira para dar origem a uma nova cultura transformada, moderna e representativa da nossa cultura.

Análise da Obra Abaporu

Esta obra marca a fase antropofágica da pintora Tarsila de Amaral que ocorreu entre 1928 e 1930. É possível identificar traços característicos da artistas como a escolha de cores fortes, a inclusão de temas imaginários e a alteração da realidade.

Na pintura vemos um homem com grandes pés e mãos, e ainda o sol e um cacto. Estes elementos podem representar o trabalho físico que era o ofício da maior parte da população brasileira naquele período.

Por outro lado, a cabeça pequena pode significar a falta de pensamento crítico, que se limita a trabalhar com força, mas sem pensar muito, sendo então uma possível crítica à sociedade daquela época.

O homem em Abaporu representado transmite uma certa melancolia, pois o posicionamento da cabeça e expressão denotam alguma tristeza ou depressão. Além disso, o pé grande também pode revelar uma forte conexão do ser humano com a terra.

Quanto às cores usadas em Abaporu, parece haver uma clara alusão à cultura brasileira pois há destaque para o verde, o amarelo e o azul, cores predominantes da bandeira do Brasil.

O cacto faz uma referência à vegetação de regiões secas, como é o caso da nordestina, e o sol simboliza a dura rotina do trabalhador rural.

https://www.culturagenial.com/abaporu/

9. O que significa o nome da tela Abaporu? Quem a pintou?

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10. Na pintura vemos um homem com grandes pés e mãos, e ainda o sol e um cacto. O que esses elementos podem representar?

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11. O que pode significar o fato de o homem possuir a cabeça tão pequena na tela Abaporu?

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12. E quanto ao pé grande do homem na tela Abaporu, o que pode revelar?

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BONS ESTUDOS!

 

 

 

 

 

 

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