(Resumo)
- Vanguardas Europeias
As Vanguardas
Europeias representam um conjunto de movimentos
artísticos-culturais que ocorreram em diversos locais da Europa a partir do
início do século XX.
As vanguardas
artísticas europeias que se destacaram foram: Expressionismo, Fauvismo,
Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo.
Juntos, esses
movimentos influenciaram a arte moderna mundial desde pintura, escultura, arquitetura,
literatura, cinema, teatro música, etc.
As vanguardas
artísticas ultrapassaram o limite até então encontrado nas artes, propondo
assim, novas formas de atuação estética ao questionar os padrões impostos.
No Brasil,
elas influenciaram diretamente o movimento modernista, que teve início com a
Semana de Arte Moderna de 1922.
A palavra
vanguarda, do francês “avant-garde” significa a “guarda avançada”, o
que pressupõe, nesse contexto, um movimento pioneiro das artes.
Vanguardas
Artísticas Europeias: Resumo
1.
Expressionismo
Surgido em Dresden,
na Alemanha, em 1905, o expressionismo foi um
movimento artístico que teve origem com o grupo Die Brücke - que em
português significa "A ponte".
Ernst Kirchner,
Erich Heckel e Karl Schidt-Rottluff foram os artistas que se uniram para criar
esse coletivo calcado na expressão dos sentimentos e emoções.
Possuía um caráter
deveras subjetivo, irracional, pessimista e trágico, justamente por enfatizar
as mazelas e os problemas do ser humano.
Esse estilo de arte
vem como uma oposição a outro movimento anterior, o impressionismo.
O artista norueguês
Edvard Munch pode ser
considerado a grande inspiração do Die Brücke e precursor do
expressionismo. Sua obra mais importante é O Grito
(1893), uma das mais emblemáticas do pintor.
Além
dele, merece destaque o artista Van Gogh,
que também influenciou profundamente o movimento.
2.
Cubismo
O cubismo foi um
movimento artístico pautado na geometrização das formas e no abstracionismo.
Foi iniciado
em 1907 pelo pintor espanhol Pablo
Picasso, com a tela "Les Demoiselles d'Avignon" (As damas d'Avignon).
Outros
representantes do movimento foram: Georges Braque, Juan Gris e Fernand Léger.
Essa corrente
artística teve como inspiração o trabalho do artista Cézanne e
ramificou-se em duas vertentes: o cubismo analítico e cubismo sintético.
Na primeira,
as formas e figuras foram tão desconstruídas e fragmentadas que tornaram-se
irreconhecíveis. No sintético, os artistas voltaram à representação figurativa,
mas não a uma abordagem realista dos temas.
No Brasil, o
movimento cubista influenciou alguns artistas, como Tarsila do Amaral.
"Les Demoiselles d'Avignon" (As damas d'Avignon), Pablo Picasso
3.
Futurismo
O movimento futurista foi
encabeçado pelo poeta italiano Filippo Marinetti no dia 20 de fevereiro de
1909. E no ano seguinte, diversos artistas lançam um Manifesto Futurista
relacionado diretamente com a pintura.
Suas
principais características eram a exaltação da tecnologia, das máquinas, da
velocidade e do progresso. Um dos expoentes da pintura futurista foi o artista
italiano Giacomo Balla. Outros representantes são: Umberto Boccioni, Carlo
Carrà, Luigi Russolo e Gino Severini.
No Brasil, os
ideais da Semana de Arte Moderna, que
inauguraram o movimento modernista no país, sofreram grande influência do
futurismo. Isso porque a rejeição ao passado, bem como o culto do futuro,
propulsionaram as ideias modernistas.
'Velocidade de automóvel' (1913), de Giacomo Balla.
4.
Dadaísmo
O dadaísmo foi um
movimento ilógico encabeçado por Tristan Tzara em 1916, que mais tarde ficou
conhecido como o propulsor dos ideais surrealistas.
Além dele,
outros líderes do movimento foram: o poeta alemão Hugo Ball e o pintor,
escultor e poeta franco-alemão Hans Arp.
As principais
características do dadaísmo são: a espontaneidade da arte pautada na liberdade
de expressão, no absurdo e irracionalidade.
Sem dúvida, o
pintor e escultor francês Marcel
Duchamp foi uma das figuras mais emblemáticas do movimento dadaísta com
seus objetos prontos (ready-made) que se afastam de sua função original. A Fonte é
uma das obras mais representativas desse momento.
Roda de bicicleta, Marcel Duchamp A Fonte, Marcel Duchamp
5.
Surrealismo
O surrealismo, liderado
pelo artista André Breton, despontou em Paris em 1924.
Pautado no
subconsciente, esse movimento era caracterizado por uma arte impulsiva,
fantástica e onírica.
Alguns
artistas que merecem destaque são Giorgio de Chirico, Max Ernst, Joan Miró, René Magritte e Salvador Dalí.
A literatura
e as artes plásticas brasileiras sofreram grande influência dessa vanguarda.
Merecem destaque: o escritor Oswald de Andrade e os artistas plásticos Tarsila
do Amaral, Ismael Nery e Cícero Dias.
A persistência da memória, de Salvador
Dalí.
SEMANA DA ARTE MODERNA
A Semana de
Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que
ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 11 a 18 de fevereiro de
1922.
O evento
reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição
de obras - pintura e escultura - e palestras.
Os artistas
envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora
inspirada nas vanguardas europeias.
Juntos, eles
visavam uma renovação social e artística no país e que foi deflagrada pela
"Semana de 22".
O evento
chocou grande parte da população e trouxe à tona uma nova visão sobre os
processos artísticos, bem como a apresentação de uma arte “mais brasileira”.
Houve um
rompimento com a arte acadêmica, inaugurando assim, uma revolução estética e o
Movimento Modernista no Brasil.
Mário de
Andrade foi uma das figuras centrais e principal articulador da Semana de Arte
Moderna de 22. Ele esteve ao lado de outros organizadores: o escritor Oswald de
Andrade e o artista plástico Di Cavalcanti.
Características da Semana de Arte Moderna
Uma vez que o intuito principal desses artistas era chocar o
público e trazer à tona outras maneiras de sentir, ver e fruir a arte, as
características desse momento foram:
- Ausência de formalismo;
- Ruptura com academicismo e
tradicionalismo;
- Crítica ao modelo parnasiano;
- Influência das vanguardas artísticas europeias
(futurismo, cubismo, dadaísmo, surrealismo, expressionismo);
- Valorização da identidade e cultura
brasileira;
- Fusão de influências externas aos
elementos brasileiros;
- Experimentações estéticas;
- Liberdade de expressão;
- Aproximação da linguagem oral, com
utilização da linguagem coloquial e vulgar;
- Temáticas nacionalistas e cotidianas.
ATIVIDADE
1- Assinale a opção em que todos os movimentos artísticos listados,
façam parte da Vanguarda Europeia.
( ) a) Simbolismo, Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo e Realismo.
( ) b) Realismo, Cubismo, Simbolismo, Impressionismo e Futurismo.
( ) c) Surrealismo, Cubismo, Naturalismo, Expressionismo e
Futurismo..
( ) d) Surrealismo, Romantismo, Realismo, Expressionismo e
Futurismo.
( ) e) Surrealismo, Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo e Futurismo.
2) A técnica do ready-mady consiste em extrair um
objeto do seu uso cotidiano e, sem nenhuma ou com pequenas alterações,
atribuir-lhe um valor. A obra abaixo “Urinol de porcelana”, de Duchamp,
pertence ao movimento de vanguarda:
A) Dadaísmo
B) Expressionismo
C) Cubismo
D) Surrealismo
E) Futurismo
3) Centrando-se, assim, no moderno, [...] faziam apologia da
velocidade, da máquina, do automóvel (“um automóvel é mais belo que a Vitória
de Samotrácia”, dizia Marinetti no seu primeiro manifesto), da agressividade,
do esporte, da guerra, do patriotismo, do militarismo, das fábricas, das
estações ferroviárias, das multidões, das locomotivas, dos aviões, enfim, de
tudo quanto exprimisse o moderno nas suas formas avançadas e imprevistas.
(Massaud Moisés, Dicionário de Termos Literários, Cultrix, p.234)
O texto acima define um dos primeiros “ismos” das vanguardas
artísticas europeias que sacudiram o século XX. Trata-se do:
a) A) Dadaísmo
b) B) Expressionismo
c) C)
Futurismo
d) D) Surrealismo
e) E) Cubismo
4) Leia o texto, observe a imagem e assinale a opção CORRETA:
Um sonho
Eu tive um sonho esta noite que não quero esquecer,
por isso o escrevo tal qual se deu:
era que me arrumava para uma festa onde eu ia falar.
O meu cabelo limpo refletia vermelhos,
o meu vestido era num tom de azul, cheio de panos, lindo,
o meu corpo era jovem, as minhas pernas gostavam
do contato da seda. Falava-se, ria-se, preparava-se.
Todo movimento era de espera e aguardos, sendo
que depois de vestida, vesti por cima um casaco
e colhi do próprio sonho, pois de parte alguma
eu a vira brotar, uma sempre-viva amarela,
que me encantou por seu miolo azul, um azul
de céu limpo sem as reverberações, de um azul
sem o ‘z’, que o ‘z’ nesta palavra tisna.
Não digo azul, digo bleu, a ideia exata
de sua seca maciez. Pus a flor no casaco
que só para isto existiu, assim como o sonho inteiro.
Eu sonhei uma cor.
Agora, sei.
O poema de Adélia
Prado é modernista, ao passo que a pintura de Salvador Dalí é:
a) A) Dadaísmo
b) B) Expressionismo
c) C) Futurismo
d) D) Surrealismo
e) E) Cubismo
5) O quadro Les Demoiselles D’Avignon, do pintor espanhol Pablo
Picasso, é uma peça representativa de um Movimento de Vanguarda do século XIX,
que retratava o espaço por diversos ângulos ao mesmo tempo, minimizando a
necessidade de haver fidelidade com a realidade, bem como o poema do francês
Guillaume Apollinaire, cujas palavras dispostas de forma simultânea, visam à
retratação de uma imagem. A vanguarda de que falamos é o:
_______________________________.
6. Responda:
a) O que foi a Semana de arte moderna? Quando e
onde aconteceu?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Escreva sete (7) características da Semana de
arte moderna.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. O Modernismo
Brasileiro, através de seus autores mais representativos na Semana de Arte
Moderna, propôs:
a) o apego às
normas clássicas oriundas do neoclassicismo mineiro
b) a ruptura com as
vanguardas europeias, tais como o futurismo e o dadaísmo
c) uma literatura
que investisse na idealização da figura indígena como ancestral do brasileiro
d) a focalização do
mundo numa perspectiva apenas psicanalítica
e) a literatura
como espaço privilegiado para a expressão dos falares brasileiros
8. A Semana de Arte
Moderna (1922), expressão de um movimento cultural que atingiu todas as nossas
manifestações artísticas, surgiu de uma rejeição ao chamado colonialismo
mental, pregava uma maior fidelidade à realidade brasileira e valorizava
sobretudo o regionalismo. Com isto pode-se dizer que:
a) romance regional
assumiu características de exaltação, retratando os aspectos românticos da vida
sertaneja
b) a escultura e a
pintura tiveram seu apogeu com a valorização dos modelos clássicos
c) movimento
redescobriu o Brasil, revitalizando os temas nacionais e reinterpretando nossa
realidade
d) os modelos
arquitetônicos do período buscaram sua inspiração na tradição do barroco
português
e) a preocupação
dominante dos autores foi com o retratar os males da colonização
Observe a tela e
leia o texto para responder as questões de 9 a 12.
Abaporu é uma clássica
pintura do modernismo brasileiro, da artista Tarsila do Amaral. Considerada uma
obra-prima da autora, a tela foi pintada a óleo em 1928 para ser oferecida ao
seu então marido, o escritor Oswald de Andrade.
No quadro
vemos a valorização do trabalho braçal (observe o pé e a mão enormes) e a
desvalorização do trabalho mental (repare na cabeça minúscula).
O nome da
obra é de origem tupi-guarani e significa "homem que come gente"
(canibal ou antropófago). O título da tela é resultado de uma junção dos
termos aba (homem), pora (gente) e ú (comer).
A tela foi
pintada por Tarsila em janeiro de 1928 e oferecida ao seu marido, o escritor
Oswald de Andrade, como um presente de aniversário.
Quando
Oswald recebeu a tela ficou imediatamente encantado e disse que aquele era o
melhor quadro que Tarsila já havia pintado. Os elementos que constam na tela,
especialmente a inusitada figura ao centro, despertaram em Oswald a ideia da
criação do Movimento Antropofágico.
O Movimento
consistia na deglutição da cultura estrangeira, incorporando-a na realidade
brasileira para dar origem a uma nova cultura transformada, moderna e representativa
da nossa cultura.
Análise
da Obra Abaporu
Esta obra marca a fase antropofágica da pintora Tarsila de Amaral
que ocorreu entre 1928 e 1930. É possível identificar traços característicos da
artistas como a escolha de cores fortes, a inclusão de temas imaginários
e a alteração
da realidade.
Na pintura vemos um homem com grandes pés e mãos, e ainda o sol e
um cacto. Estes elementos podem representar o trabalho físico que era o ofício
da maior parte da população brasileira naquele período.
Por outro lado, a cabeça pequena pode significar a falta de pensamento crítico,
que se limita a trabalhar com força, mas sem pensar muito, sendo então uma
possível crítica à sociedade daquela época.
O homem em Abaporu representado transmite uma certa melancolia, pois
o posicionamento da cabeça e expressão denotam alguma tristeza ou depressão.
Além disso, o pé grande também pode revelar uma forte conexão do ser humano
com a terra.
Quanto às
cores usadas em Abaporu, parece haver uma clara alusão à cultura
brasileira pois há destaque para o verde, o amarelo e o azul, cores
predominantes da bandeira do Brasil.
O cacto faz
uma referência à vegetação de regiões secas, como é o caso da nordestina, e o
sol simboliza a dura rotina do trabalhador rural.
https://www.culturagenial.com/abaporu/
9. O que significa o nome da tela Abaporu? Quem a
pintou?
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10. Na pintura vemos
um homem com grandes pés e mãos, e ainda o sol e um cacto. O que esses
elementos podem representar?
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11. O que pode significar o fato de o
homem possuir a cabeça tão pequena na tela Abaporu?
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12. E quanto ao pé grande do homem na
tela Abaporu, o que pode revelar?
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BONS ESTUDOS!
Excelentes enunciados parabéns.
ResponderExcluirOBRIGADA!
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