sábado, 26 de novembro de 2022

Interpretação textual: Roda (1942), quadro de Milton Dacosta

 

Observe atentamente o quadro Roda (1942), de Milton Dacosta, um dos mais importantes pintores brasileiros:

                                                     


 

1. Milton Dacosta nasceu em Niterói, em 1945. Sua carreira firmou-se a partir de 1933, quando participou de uma exposição no Salão Nacional de Belas-Artes. Tal como nas obras de alguns poetas do período, nas obras de Dacosta também se veem influências das correntes de vanguarda, especialmente do Cubismo e do Surrealismo.

a) Que aspectos do quadro se ligam ao Cubismo?

A geometrização das personagens: ângulos no rosto e no corpo, formas geométricas nos vestidos, no cabelo e na fita do cabelo.

b) Que aspectos se ligam ao Surrealismo?

Certo estranhamento decorrente sobretudo do fato de as crianças não terem rosto.

2. Intitulado Roda, o quadro retrata uma situação em que crianças de diferentes idades brincam de roda. Observe as personagens: o corpo, o rosto, a pele e as roupas.

a) Qual é o aspecto mais inquietante na representação dessas personagens?

A falta de rosto.

b) As cores das roupas que elas usam são vivas ou apagadas?

São vivas.

c) As crianças se parecem com pessoas reais ou parecem artificiais, como se fossem bonecos? Por quê?

Parecem bonecos: não tem rosto e, em vez de pele, o corpo parece revestido de madeira ou papel.

3. observe agora os elementos que compõem o cenário em que as personagens se encontram.

a) Trata-se de um cenário natural ou artificial? Caracterize-o.

Um cenário artificial; não há nem planta, nem animal, nem casa; há apenas quatro troncos ou estacas fincadas na terra. O solo, de uma cor verde, também não parece ser de terra nem coberto por vegetação.

b) O que o cenário como um todo expressa?

Uma paisagem desértica, sem vida, que suscita impressões como o vazio, o nada, a solidão.

4. Visto no conjunto, nota-se que o quadro reúne elementos contraditórios, que podem ser organizados em pares, como ser e não ser, natural e artificial ou vida e morte. Identifique na obra elementos relacionados:

a) com o universo natural ou coma vida;

As crianças brincarem de roda, as flores ao seu redor, as cores vivas dos vestidos.

b) com o universo artificial ou com a morte.

As flores jogadas no chão, as crianças que parecem bonecos, a paisagem desértica e sem vida.

5. A criança sempre foi associada à ideia de ingenuidade, de pureza. Nesse quadro, as crianças revelam essas características? Justifique.

Sugestão: Até certo ponto, pois o quadro, ao mesmo tempo que expressa uma ideia de pureza infantil, retrata as crianças como seres autômatos, sem identidade e sem vida.

6. O quadro foi pintado em 1942. As crianças que vemos brincam de roda e, por isso, têm as mãos dadas. Em 1940, Carlos Drummond de Andrade publicou o poema “Mãos dadas”, em que se lê:

         “O presente é tão grande, não nos afastemos.

          Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.”

a) Em qual contexto sociopolítico, nacional e internacional, o poema e o quadro foram produzidos?

No contexto internacional da Segunda Guerra Mundial e no contexto nacional do Estado Novo.

b) É possível afirmar que no quadro de Dacosta as crianças representam a união, a solidariedade e a esperança de um futuro melhor?

Sugestão: É possível que não. O aspecto artificial das crianças e da paisagem impossibilita associar a cena, apesar das mãos dadas, a um futuro de união e solidariedade.

7. Em 1942, Carlos Drummond de Andrade publicou o poema “José”, cujos versos finais são:

               “Sozinho no escuro

                qual bicho do mato,

                sem teogonia,

                sem parede nua

                para se encostar,

                sem cavalo preto

                que fuja a galope,

                você marcha, José!

                José, para onde? ”

Estabeleça relações de semelhança entre “José” e o quadro de Dacosta.

Sugestão: Parece que Dacosta deixa em aberto a resposta às perguntas: Qual o futuro dessas crianças? Será que a união e a ingenuidade infantis têm força para vencer o vazio do mundo? Para onde caminha a humanidade? Essa mesma incerteza quanto ao futuro está presente nos versos de Drummond.

8. Como você viu, a poesia de 1930-40 apresenta diferentes tendências: a filosófico-metafísica, de caráter existencial, social, a religiosa ou espiritual, a sensual, a regional, a histórica. Com qual ou quais dessas tendências o quadro de Dacosta mostra maior afinidade? Por quê?

Com a poesia filosófico-metafísica e com a poesia social. Com a primeira, pelo fato de o quadro lidar com a questão do ser/não ser das crianças, associada à definição da essência humana ou artificial das figuras. Com a segunda, pelo fato de ser possível relacionar alguns aspectos do quadro (a falta de identidade, a paisagem desértica) com o contexto da Segunda Guerra Mundial.

 

     BONS ESTUDOS!

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