terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Satânia (Olavo Bilac) exercícios resolvidos



Satânia
                        Olavo Bilac

Nua, de pé, solto o cabelo às costas,
Sorri. Na alcova perfumada e quente,
Pela janela, como um rio enorme
De áureas ondas tranquilas e impalpáveis,
Profusamente a luz do meio-dia
Entra e se espalha palpitante e viva.
Entra, parte-se em feixes rutilantes,
Aviva as cores das tapeçarias,
Doura os espelhos e os cristais inflama.
Depois, tremendo, como a arfar, desliza
Pelo chão, desenrola-se, e, mais leve,
Como uma vaga preguiçosa e lenta,
Vem lhe beijar a pequenina ponta
Do pequenino pé macio e branco.

Sobe... cinge-lhe a perna longamente;
Sobe... - e que volta sensual descreve
Para abranger todo o quadril! - prossegue.
Lambe-lhe o ventre, abraça-lhe a cintura,
Morde-lhe os bicos túmidos dos seios,
Corre-lhe a espádua, espia-lhe o recôncavo
Da axila, acende-lhe o coral da boca,
E antes de se ir perder na escura noite,
Na densa noite dos cabelos negros,
Para confusa, a palpitar, diante
Da luz mais bela dos seus grandes olhos.

E aos mornos beijos, às carícias ternas
Da luz, cerrando levemente os cílios,
Satânia os lábios úmidos encurva,
E da boca na púrpura sangrenta
Abre um curto sorriso de volúpia...
                                       http://pt.poesia.wikia.com/wiki/Sat%C3%A2nia

                                                        Vocabulário
Satânia: feminino de Satã: o demônio, o tentador.
Rutilante: muito brilhante, resplandecente.
Alcova: quarto de dormir.
Arfar: ansiar, ofegar.
Túmido: saliente, proeminente.
Espádua: ombro.
Recôncavo: cavidade funda.
Coral: cor vermelho-amarelada.
Volúpia: grande prazer dos sentidos.

                                Releitura
1.      Desde os primeiros versos, defrontamo-nos com uma mulher cuja sensualidade voluptuosa, tentadora, demoníaca, é ressaltada pelo título: Satânia.
a)      A imobilidade de Satânia e do cenário em que se encontra permitem-nos associar o poema com um quadro, uma pintura repleta de erotismo, de sensualidade. Que elementos presentes na primeira estrofe podem justificar essa afirmação?
Os elementos são a nudez, o sorriso e os cabelos soltos de Satânia, que está em pé, numa “alcova perfumada e quente”.
b)      Transcreva e identifique a imagem poética que caracteriza a luz que entra pela janela da alcova de Satânia, ressaltando os elementos parnasianos nela presentes.
“Como um rio enorme, de áureas ondas tranquilas e impalpáveis”. A imagem poética é uma comparação, cujos elementos que podemos identificar como parnasianos são os adjetivos áureas, tranquilas e impalpáveis.
2.      Ainda sobre a imagem poética estudada na questão anterior.
a)      Como a entrada dessa luz destoa da referida imobilidade, tanto de Satânia quanto do cenário?
Ao se movimentar, ao entrar no quarto “palpitante e viva”.
b)      A entrada dessa luz aumenta ou diminui o erotismo do texto? Por quê?
Essa luz aumenta o erotismo do texto: ela ilumina o cenário, dando-lhe vida e calor, e, além disso, transforma-se num “amante”, num agente sedutor de Satânia.

3.      Na segunda estrofe, realiza-se a sedução de Satânia, cujo agente é a luz que entrou pela janela, personificada.
a)      Em que momento do poema essa luz começa a ser claramente personificada?
A luz começa a ser claramente personificada a partir do décimo verso da primeira estrofe: “Depois, tremendo, como a arfar, desliza”.
b)      Na terceira estrofe, qual o movimento de Satânia e o que esse movimento nos informa sobre a personagem, em relação à maneira como ela foi apresentada ao leitor no início do texto?
O movimento é o sorriso de volúpia, que nada muda em relação à maneira como a personagem foi apresentada no início do texto, pois ela já tinha o mesmo sorriso e a mesma sensualidade.

FONTE:

Novas palavras: língua portuguesa / Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite, Severino Antônio, 2005 / EDITORA FTD

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