terça-feira, 2 de agosto de 2022

Exercícios com gabarito - Autopsicografia, de Fernando Pessoa

                      






O poeta é um fingidor.

Finge tão completamente

Que chega a fingir que é dor

A dor que deveras sente.


E os que leem o que escreve,

Na dor lida sentem bem,

Não as duas que ele teve,

Mas só a que eles não têm.


E assim nas calhas de roda

Gira, a entreter a razão,

Esse comboio de corda 

Que se chama o coração.

  

calha: cano de zinco ou de cobre em que se escoam águas pluviais.

comboio: trem; grupo de carros com o mesmo destino.

ATIVIDADE

1. O poema apresenta como tema a criação artística, desenvolvendo-o em três planos ou em três níveis, demarcados pelas estrofes. De que trata cada uma das estrofes?

A 1ª estrofe trata do poeta e da criação literária; a 2ª , do leitor e de sua relação com o texto literário; e a 3ª, do jogo entre razão e emoção, existente no fenômeno literário.

2. Levando em conta que o poeta é um fingidor, levante hipóteses: Por que, de acordo com a 1ª estrofe, o poeta "chega a fingir que é dor / A dor que deveras sente"?

Sugestões: 1) No jogo literário, experiência e imaginação se fundem, constituindo uma nova realidade, a do texto. 2) A emoção contida no texto nem sempre corresponde à emoção real; esta pode servir de base para a "emoção fingida", que se torna real no poema.

3. De acordo com a 2ª estrofe: 

a) A que dores se refere o texto no verso "Não as duas que ele teve"?

Às duas dores do poeta: a vivida e a fingida.

b) Os leitores não sentem as duas dores do poeta, "Mas só a que eles não têm".

Levante hipóteses: Que dor pode ser essa sentida pelos leitores?

Com uma visão moderna sobre a recepção do texto, Pessoa abre espaço para a imaginação do leitor, que não é visto aqui como elemento passivo no jogo literário, mas como coadjuvante da escritura do texto, pois é ele que atribui o sentido final à sua leitura.

4. Na última estrofe, são aproximados dois elementos que, historicamente, são a base da criação artística em todos os tempos, ora com o predomínio de um, ora com o predomínio de outro.

a) Quais são esses elementos?  Razão e emoção.

b) Que importância têm esses elementos no jogo da criação literária?

Historicamente, sempre houve predomínio de um ou de outro. Depreende-se que, para Fernando Pessoa, a criação literária é a confluência da emoção (ligada à experiência), da razão (ligada à consciência e à técnica) e da imaginação.

5. O poema tem como título "Autopsicografia". O termo psicografia significa relação mediúnica estabelecida entre dois seres humanos, um morto e um vivo, sendo este o meio pelo qual aquele se manifesta por escrito; o prefixo auto - significa "por si mesmo". Levando em conta esses dados e considerações sobre realidade, imaginação ou fingimento observadas no poema, dê uma interpretação coerente ao título do poema.

Sugestão: O título sugere que a criação literária parte de um eu (que viveu, sentiu) e transforma a experiência vivida em "experiência fingida", imaginada. Nesse processo de recriação, atuam três elementos: razão, emoção e imaginação. Essas relações, que ocorrem no plano da expressão, se repetem no momento da recepção, da leitura.




Cereja, William Roberto

       Português linguagens: volume 3 / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. - 7. ed. reform. - São Paulo: Saraiva, 2010.

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