1. Leia o texto e marque a opção CORRETA:
O humor deste texto está
(A) na bagunça feita no cômodo.
(B) na pergunta da mulher.
(C) na postura da mulher ao questionar o menino.
(D) no fato de o menino considerar a avó sua advogada.
2. Leia o texto e marque a opção CORRETA:
Joãozinho e os pronomes
Na escola:
- Joãozinho!
- Sim, professora!
- Por favor, diga-me dois pronomes.
- Quem, eu?
- Muito bem, garoto!
O humor deste texto está
(A) na forma como o Joãozinho atende a professora.
(B) na maneira como a professora faz o pedido ao Joãozinho.
(C) no fato de Joãozinho responder corretamente sem intenção.
(D) no jeito como a professora faz um elogio ao Joãozinho.
3. Interprete o texto com o auxílio do material gráfico.
A publicidade enfatiza
(A) a legalidade do trabalho infantil.
(B) as várias formas de trabalho infantil.
(C) o combate ao trabalho infantil.
(D) o dia das crianças.
4. Interprete o texto com o auxílio do material gráfico.
As letras cortadas no anúncio serviram para
(A) mudar o sentido da frase.
(B) despertar a curiosidade do leitor.
(C) chamar voluntários.
(D) mostrar oportunidade de trabalho.
5. Interprete o texto com o auxílio do material gráfico.
No 2º quadrinho o pai diz:
____ Credo, Mutum, meu filho! Como pode ser tão distraído e não ver o que está bem à frente do seu nariz?
No 3º quadrinho o pai ainda fala:
____ Não sei a quem puxou, viu?
A expressão do menino no último quadrinho indica que ele está
(A) assustado, porque o pai ia cair no precipício.
(B) chateado, porque o pai chamou sua atenção.
(C) preocupado com o que o pai lhe disse.
(D) sentindo dor por causa da batida forte.
6. Interprete o texto com o auxílio do material gráfico.
Segundo o texto, um dos hábitos alimentares prejudiciais à saúde é
(A) mastigar bem os alimentos que ingere.
(B) observar a comida enquanto se alimenta.
(C) comer em um período de tempo reduzido.
(D) evitar molhos condimentados na alimentação.
7. Identifique a finalidade do texto a seguir.
ci-da-de-sf.1 Grande aglomeração de pessoas em um área geográfica circunscrita, com inúmeras edificações, que desenvolve atividades sociais, econômicas, industriais, comerciais, culturais, ad- ministrativas etc.; urbe. 2 O conjunto de habitantes dessa área geográfica. 3 O centro comercial. 4 O local mais antigo ou mais central de um complexo urbano. 5 Sede municipal, onde se concentram as atividades administrativas.
Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno -portugues>. Acesso em: 12 nov. 2020.
A finalidade do texto é
(A) definir um termo.
(B) documentar um fato.
(C) conscientizar a população.
(D) informar um acontecimento.
8. Observe a imagem.
(A) informar sobre as condições de tráfego.
(B) incentivar atitudes educadas no trânsito.
(C) monitorar o comportamento dos motoristas.
(D) promover doação de órgãos de acidentados.
9. Leia o texto e marque a opção CORRETA.
Brincadeira retrô
Me lembro bem de quando era pequena e do quanto minha imaginação era fértil. Eu fui daquelas crianças que davam arrepios nos pais por conta das brincadeiras mirabolantes: a cama de casal que virava navio pirata, o sofá da sala que virava palco de teatro com direito a cortina de lençol e tudo mais... Toda vez que começava a me animar minha avó dizia: "Lá vem essa menina inventando moda". Hoje vejo que esse era o jeito de brincar das crianças de antigamente. Não havia toda essa parafernália eletrônica, que toca música, anda, fala e não deixa nenhum espaço para a imaginação. Precisávamos inventar as nossas brincadeiras. Criança moderna não sabe brincar sozinha, tem sempre a babá, o computador, o DVD... Hoje tento incentivar meu filho a brincar assim também. Não é que eu vá jogar todos os brinquedos dele fora, mas com certeza ele vai aprender a se divertir com muito menos. Dá mais trabalho, faz mais bagunça, mas é infinitamente mais divertido.
POMÁRICO, Veri. Revista Gol, Editora Trip: s/l. s/d.
A autora deste texto defende que:
(A) as brincadeiras das crianças de antigamente eram divertidas.
(B) as brincadeiras de antigamente eram mais criativas que as atuais.
(C) as maneiras de as crianças de hoje brincar devem ser aceitas.
(D) as crianças devem brincar com parafernálias eletrônicas.
10. Leia o texto a seguir e marque a opção CORRETA.
Cachorros
Os zoólogos acreditam que o cachorro se originou de uma espécie de lobo que vivia na Ásia. Depois os cães se juntaram aos seres humanos e se espalharam por quase todo o mundo. Essa amizade começou há uns 12 mil anos, no tempo em que as pessoas precisavam caçar para se alimentar. Os cachorros perceberam que, se não atacassem os humanos, podiam ficar perto deles e comer a comida que sobrava. Já os homens descobriram que os cachorros podiam ajudar a caçar, a cuidar de rebanhos e a tomar conta da casa, além de serem ótimos companheiros. Um colaborava com o outro e a parceria deu certo.
Disponível em: <www.recreionline.com.br>. Acesso em: 1º nov. 2020.
O tema do texto é
(A) relação entre homens e cães.
(B) profissão de zoológico
(C) amizade entre os animais.
(D) alimentação dos cães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário