quinta-feira, 16 de março de 2023

O Uraguai - A morte de Lindoia - Atividade com gabarito

    Morto Cacambo, o Pe. Balda quer casar Lindoia com o mestiço Baldetta, cujo nome sugere ser seu filho. A cerimônia já foi preparada, todos os chefes aguardam à entrada do templo, mas a noiva não comparece. Caitutu, informado pela feiticeira Tanajura sobre o paradeiro de Lindoia, vai buscá-la. Encontra-a num bosque, deitada sobre a relva, com uma serpente sobre o corpo.


       
       A morte de Lindoia 

                                      Basílio da Gama

Porém o destro Caitutu, que treme 
Do perigo da irmã, sem mais demora 
Dobrou as pontas do arco, e quis três vezes 
Soltar o tiro, e vacilou três vezes 
Entre a ira e o temor. Enfim sacode 
O arco e faz voar a aguda seta, 
Que toca o peito de Lindoia, e fere 
A serpente na testa, e a boca e os dentes 
Deixou cravados no vizinho tronco.
[...]
Leva nos braços a infeliz Lindoia 
O desgraçado irmão, que ao despertá-la 
Conhece, com que dor! no frio rosto 
Os sinais do veneno, e vê ferido 
Pelo dente sutil o brando peito.


Os olhos, em que Amor reinava, um dia, 
Cheios de morte; e muda aquela língua 
Que ao surdo vento e aos ecos tantas vezes 
Contou a larga história de seus males. 
Nos olhos Caitutu não sofre o pranto, 
E rompe em profundíssimos suspiros, 
Lendo na testa da fronteira gruta 
De sua mão já trêmula gravado 
O alheio crime e a voluntária morte. 
E por todas as partes repetido 
O suspirado nome de Cacambo. 
Inda conserva o pálido semblante 
Um não sei quê de magoado e triste, 
Que os corações mais duros enternece. 
Tanto era bela no seu rosto a morte!

O Uraguai. Rio de Janeiro, Agir, 1976.


                              Releitura

1. Este fragmento é o mais conhecido e um dos mais belos do poema. Revelam-se nele algumas das grandes qualidades estilísticas de Basílio da Gama, como a vivacidade das descrições e a intensificação dos conflitos interiores das personagens pela representação minuciosa de suas ações.

a. Qual é o dilema de Caitutu ao ver sua irmã prostrada, com uma serpente sobre o corpo?

b. Com que recurso estilístico o autor representa a comoção e a hesitação de Caitutu?

2. Mário Camarinha da Silva assim comenta a descrição de Lindoia: 

    [...] desde sua patética apresentação cativando o afeto do poeta, a esposa de Cacambo não cessa de crescer na imaginação do leitor. Vulto de mulher apenas entrevisto é personagem de assombrosa vivência. [...] Com os poucos traços que dela nos dá comentados à maneira de contraponto pela adjetivação e outros processos de tom elegíaco, Basílio da Gama, no auge de sua virtuosidade técnica incontestada, nos sugere - mais que descreve - o triste destino da infausta indiana: dentro de nós, leitores, os sentimentos ficam assim em liberdade para completar à nossa maneira a mulher que foi Lindoia [...]

                   In Basílio da Gama. O Uraguai. "Introdução". Rio de Janeiro, Agir, 1976.

a. Faça um levantamento dos adjetivos e expressões referentes a Lindoia que contribuem para o tom elegíaco (tristonho, lamentoso) do episódio.

b. Transcreva os versos que sugerem que o sofrimento de Lindoia pela morte de Cacambo foi silencioso e solitário. Comente.

3. Os quatro últimos versos desse fragmento são os mais conhecidos de O Uraguai. Escreva um comentário sobre eles, considerando a relação que o poeta estabelece entre a morte e a beleza.

                            
                            RESPOSTAS

1 a. Caitutu teme ferir Lindoia com sua seta, mas tem que atirar para salvá-la da serpente.

b. Com a repetição: "quis três vezes", "vacilou três vezes".

2 a. Infeliz; [olhos] cheios de morte; [língua] muda; [semblante] pálido; um não sei quê de magoado e triste; tanto era bela no seu rosto a morte.

2 b. "... e muda aquela língua / Que ao surdo vento e aos ecos tantas vezes / Contou a larga história de seus males." Morta, Lindoia não pode mais lamentar sua triste história; mas, quando vivia, seu sofrimento era também silencioso e solitário, pois seus únicos confidentes eram o "surdo vento" e os ecos.

3 Resposta pessoal.

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