A morte de Lindoia
Basílio da Gama
Porém o destro Caitutu, que treme
Do perigo da irmã, sem mais demora
Dobrou as pontas do arco, e quis três vezes
Soltar o tiro, e vacilou três vezes
Entre a ira e o temor. Enfim sacode
O arco e faz voar a aguda seta,
Que toca o peito de Lindoia, e fere
A serpente na testa, e a boca e os dentes
Deixou cravados no vizinho tronco.
[...]
Leva nos braços a infeliz Lindoia
O desgraçado irmão, que ao despertá-la
Conhece, com que dor! no frio rosto
Os sinais do veneno, e vê ferido
Pelo dente sutil o brando peito.
Os olhos, em que Amor reinava, um dia,
Cheios de morte; e muda aquela língua
Que ao surdo vento e aos ecos tantas vezes
Contou a larga história de seus males.
Nos olhos Caitutu não sofre o pranto,
E rompe em profundíssimos suspiros,
Lendo na testa da fronteira gruta
De sua mão já trêmula gravado
O alheio crime e a voluntária morte.
E por todas as partes repetido
O suspirado nome de Cacambo.
Inda conserva o pálido semblante
Um não sei quê de magoado e triste,
Que os corações mais duros enternece.
Tanto era bela no seu rosto a morte!
O Uraguai. Rio de Janeiro, Agir, 1976.
Releitura
1. Este fragmento é o mais conhecido e um dos mais belos do poema. Revelam-se nele algumas das grandes qualidades estilísticas de Basílio da Gama, como a vivacidade das descrições e a intensificação dos conflitos interiores das personagens pela representação minuciosa de suas ações.
a. Qual é o dilema de Caitutu ao ver sua irmã prostrada, com uma serpente sobre o corpo?
b. Com que recurso estilístico o autor representa a comoção e a hesitação de Caitutu?
2. Mário Camarinha da Silva assim comenta a descrição de Lindoia:
[...] desde sua patética apresentação cativando o afeto do poeta, a esposa de Cacambo não cessa de crescer na imaginação do leitor. Vulto de mulher apenas entrevisto é personagem de assombrosa vivência. [...] Com os poucos traços que dela nos dá comentados à maneira de contraponto pela adjetivação e outros processos de tom elegíaco, Basílio da Gama, no auge de sua virtuosidade técnica incontestada, nos sugere - mais que descreve - o triste destino da infausta indiana: dentro de nós, leitores, os sentimentos ficam assim em liberdade para completar à nossa maneira a mulher que foi Lindoia [...]
In Basílio da Gama. O Uraguai. "Introdução". Rio de Janeiro, Agir, 1976.
a. Faça um levantamento dos adjetivos e expressões referentes a Lindoia que contribuem para o tom elegíaco (tristonho, lamentoso) do episódio.
b. Transcreva os versos que sugerem que o sofrimento de Lindoia pela morte de Cacambo foi silencioso e solitário. Comente.
3. Os quatro últimos versos desse fragmento são os mais conhecidos de O Uraguai. Escreva um comentário sobre eles, considerando a relação que o poeta estabelece entre a morte e a beleza.
RESPOSTAS
1 a. Caitutu teme ferir Lindoia com sua seta, mas tem que atirar para salvá-la da serpente.
b. Com a repetição: "quis três vezes", "vacilou três vezes".
2 a. Infeliz; [olhos] cheios de morte; [língua] muda; [semblante] pálido; um não sei quê de magoado e triste; tanto era bela no seu rosto a morte.
2 b. "... e muda aquela língua / Que ao surdo vento e aos ecos tantas vezes / Contou a larga história de seus males." Morta, Lindoia não pode mais lamentar sua triste história; mas, quando vivia, seu sofrimento era também silencioso e solitário, pois seus únicos confidentes eram o "surdo vento" e os ecos.
3 Resposta pessoal.
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