Considere atentamente a letra da canção.
Amor I Love You
Marisa Monte/Carlinhos Brown
Deixa eu dizer que te amo
Deixa eu pensar em você
Isso me acalma, me acolhe a alma
Isso me ajuda a viver
Hoje contei pras paredes
Coisas do meu coração
Passei no tempo, caminhei nas horas
Mais do que passo a paixão
É um espelho sem razão
Quer amor, fique aqui
Meu peito agora dispara
Vivo em constante alegria
É o amor que está aqui
Amor I Love You
Amor I Love You..
"...tinha suspirado,
tinha beijado o papel devotamente!
Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas
sentimentalidades,
e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso
que saía delas,
como um corpo ressequido que se estira num
banho tépido;
sentia um acréscimo de estima por si mesma,
e parecia-lhe que entrava enfim numa
existência superiormente interessante,
onde cada hora tinha o seu encanto diferente,
cada passo condizia a um êxtase,
e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações!"
A letra da canção que você leu / ouviu é acompanhada de um trecho do romance "O Primo Basílio", de Eça de Queiroz, importante escritor da literatura portuguesa do século XIX. O fragmento corresponde ao momento da história em que Luísa, casada com Jorge, recebe uma carta de seu primo, Basílio, com quem viverá uma história de amor. Considere, inicialmente, a canção de Marisa Monte e Carlinhos Brown.
1. Na sua opinião, como essa letra representa o sentimento do amor?
Como um sentimento que nos acalma, que traz alegria extrema, que nos faz bem. Também como um sentimento que nos "tira" da realidade, nos faz "caminhar nas horas", "conversar com paredes".
2. Explique o verso: "É um espelho sem razão"?
Quando amamos, nossa visão da realidade se altera, ou seja, nós a espelhamos, vemos as coisas a partir dos nossos sentimentos e não de forma racional.
3. Relacione o trecho do romance de Eça de Queiroz e a letra da música Amor I love you?
O texto de Eça de Queiroz descreve o comportamento de uma mulher apaixonada, que se sente como alguém que "entra numa existência superiormente interessante". É também dessa forma que a letra da música representa os amantes apaixonados.
4. Leia, agora, mais um trecho do romance de Eça de Queiroz, que se segue ao fragmento citado na música acima:
"...tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido; sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante, onde cada hora tinha o seu encanto diferente, cada passo condizia a um êxtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações!
Ergueu-se de um salto, passou rapidamente um roupão, veio levantar os transparentes da janela... Que linda manhã! Era um daqueles dias do fim de agosto em que o estio faz uma pausa; há prematuramente, no calor e na luz, uma certa tranquilidade outonal; o sol cai largo, resplandecente, mas pousa de leve; o ar não tem o embaciado canicular, e o azul muito alto reluz com uma nitidez lavada; respira-se mais livremente; e já se não vê na gente que passa o abatimento mole da calma enfraquecedora. Veio-lhe uma alegria: sentia-se ligeira, tinha dormido a noite de um sono são, contínuo, e todas as agitações, as impaciências dos dias passados pareciam ter-se dissipado naquele repouso. Foi-se ver ao espelho"
Eça de Queiroz - O Primo Basílio
Relacione também esse outro fragmento à letra da música.
Esse outro fragmento do romance Primo Basílio realça a forma como Luísa se sente. Tudo lhe parece belo, bom, perfeito. A realidade se transforma vista pelo olhar da mulher apaixonada. Suas preocupações do dia anterior desaparecem depois de ler a carta de amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário