sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

O Ateneu, de Raul Pompeia (Atividade com gabarito)

1. Leia e releia o seguinte texto, escrito por Raul Pompeia:

    [...]

    "Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta."

    Bastante experimentei depois a verdade deste aviso, que me despia, num gesto, das ilusões de criança educada exoticamente na estufa de carinho que é o regímen do amor doméstico; diferente do que se encontra fora, tão diferente, que parece o poema dos cuidados maternos um artifício sentimental, com a vantagem única de fazer mais sensível a criatura à impressão rude do primeiro ensinamento, têmpera brusca da vitalidade na influência de um novo clima rigoroso. Lembramo-nos, entretanto, com saudade hipócrita, dos felizes tempos; como se a mesma incerteza de hoje, sob outro aspecto, não nos houvesse perseguido outrora, e não viesse de longe a enfiada das decepções que nos ultrajam. [...]

     Eu tinha onze anos.

    [...]

              Raul Pompéia. O Ateneu. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1976, pág. 21.


a. Que foco narrativo caracteriza o romance? Compare-o com o foco narrativo de O cortiço, apresentado na postagem anterior.

    O romance apresenta um narrador-personagem, ou seja, alguém que conta e é personagem ao mesmo tempo, utilizando a 1ª pessoa verbal. Já em O cortiço, temos um narrador em 3ª pessoa, o qual não participa da história que relata. 

b. O narrador de O Ateneu é um menino ou um adulto? Por quê?

    Ele apresenta-se como um adulto que vai rememorar o passado, ou seja, vai relatar sua primeira experiência de individualização, seu primeiro contato com o mundo, representado pelo Ateneu. 

c. Um dos procedimentos literários mais característicos de O Ateneu é a mistura entre ação e digressão. Explique como se dá tal procedimento nos parágrafos de abertura da obra.

    A frase que inicia o romance reproduz, em discurso direto, uma fala do pai ao menino que o narrador foi. Em seguida, o narrador corta essa cena e faz uma amarga reflexão sobre a própria infância. 

d. Ao associar "o poema dos cuidados maternos" a um “artifício sentimental", podemos afirmar que o narrador inicia a destruição do "mito da infância feliz". Justifique essa afirmação, relacionando-a com o componente de ironia existente na passagem.

     A ironia está no fato de o narrador apresentar como "vantagem única" do "poema dos cuidados maternos" na verdade sua maior desvantagem: fragilizar o indivíduo, e assim tornar mais brusco o seu contato com o mundo. 

e. A desconfiança lançada sobre a "naturalidade” e a “positividade" do amor materno, nossa referência de vida mais primitiva, mostra que o romance articula-se por meio de uma postura niilista do narrador. Nesse sentido, a que autor da literatura brasileira ele remete? Mencione um recurso estilístico que aproxima os autores. 

    Trata-se de Machado de Assis, o mestre tanto do niilismo quanto do uso da técnica da digressão, recurso de estilo que permite a aproximação entre os autores.


                           BONS ESTUDOS!

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