Leia os primeiros parágrafos do romance Senhora, de José de Alencar, em que o narrador apresenta a personagem central, Aurélia Camargo.
Texto 1
Senhora
Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela.
Desde o momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha dos salões. Tornou-se a deusa dos bailes; a musa dos poetas e o ídolo dos noivos em disponibilidade.
Era rica e formosa.
Duas opulências, que se realçavam como a flor em vaso de alabastro; dois esplendores que se refletem, como o raio de sol no prisma do diamante.
Quem não se recorda de Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da corte como brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira seu fulgor?
José de Alencar. Senhora. Edição crítica de José Carlos Garbuglio. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos, 1979.
1. Releia os três primeiros parágrafos do texto e faça o que se pede:
a. Transcreva a primeira metáfora utilizada pelo narrador na apresentação de Aurélia Camargo. Copie a frase, passando-a para a ordem sintática direta.
Há anos raiou uma nova estrela no céu fluminense.
b. Esta primeira metáfora se desdobra, nos parágrafos seguintes, em novas metáforas. Transcreva esses desdobramentos.
Momento de sua ascensão; ninguém lhe disputou o cetro; rainha dos salões; deusa dos bailes; musa dos poetas; ídolo dos noivos em disponibilidade.
c. Observando os desdobramentos, interprete o significado metafórico da expressão "céu fluminense".
"Céu fluminense" desdobra-se em salões, bailes, poetas, noivos em disponibilidade. Portanto, é metáfora da alta sociedade (céu) do Rio de Janeiro (fluminense).
d. Encontre, no sexto parágrafo, uma metáfora que confirme a interpretação feita na questão anterior.
"atravessou o firmamento da corte".
2. O tema central de Senhora é o casamento por dinheiro. Aurélia Camargo, uma moça pobre, recebe inesperadamente uma grande herança. Passa então a frequentar a alta sociedade e é cortejada por inúmeros pretendentes. A todos ela despreza. Casa-se, entretanto, com Fernando Seixas, um antigo namorado que a trocara por uma noiva que lhe daria um bom dote. Esse casamento realiza-se como uma autêntica transação comercial.
a. Aurélia torna-se a mulher mais admirada da corte. Qual é a primeira expressão utilizada pelo narrador para sugerir, discretamente, o real interesse dos pretendentes à mão de Aurélia? Explique.
É a expressão "noivos em disponibilidade", ou seja, noivos disponíveis, como mercadorias, à melhor oferta de compra.
b. Quais as duas grandes qualidades de Aurélia que a transformam em estrela, rainha, deusa, musa e ídolo?
A riqueza e a formosura.
c. A literatura romântica geralmente idealiza o amor como um sentimento puro e desinteressado. O narrador de Senhora vê alguma contradição na valorização das duas grandes qualidades de Aurélia por seus pretendentes? Explique sua resposta usando as comparações feitas pelo narrador.
Não. Ele considera essas qualidades compatíveis entre si. Considera mesmo que a formosura realça-se e reflete-se na riqueza, do mesmo modo que a flor realça-se no vaso de alabastro ou como o raio de sol reflete-se no prisma do diamante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário